top of page

Opinião Política: Quão prejudicial pode ser para a sua empresa?

Fala comandante, tudo bem com você? Nesse artigo vou dar uma dica valiosa para sua empresa, que apesar de não parecer, vai te ajudar a manter seus clientes e a garantir novos clientes.

Hoje vou te ajudar com algumas dicas que podem ser óbvias para alguns, mas para outros podem mudar sua forma de pensar.

Expressar opiniões políticas pode ser uma questão controversa para as empresas. Embora todos tenham o direito de liberdade de expressão, você precisa estar ciente de que as opiniões expressas por você e pelos seus funcionários podem ter um impacto negativo em sua marca e reputação.


Na minha visão, o pior assunto que um empresário ou comerciante possa expressar opinião é sobre política.


Uma das principais razões pelas quais a expressão de opiniões políticas pode ser ruim para sua empresa é que ela pode afetar a percepção do público em relação à marca. Se um funcionário expressar uma opinião política que seja impopular ou controversa, isso pode afetar a forma como o público vê a empresa, pode afetar a lealdade dos clientes, as relações com fornecedores e parceiros de negócios e até mesmo afetar as vendas.


E aqui é onde a coisa fica feia...


Ao impactar no seu faturamento, não é só você comandante que perde, muitas empresas têm funcionários, parceiros comerciais, você como empresário gera empregos, diretamente e indiretamente, e toda essa galera perde se você fechar as portas.


“Ah Gabriel, mas o que isso tem a ver com marketing da minha empresa?”

Ah meu caro amigo empresário, tem tudo a ver.


Quando você publica em uma rede social que fulano não presta, que votou em beltrano, isso fecha portas. Parceiros comerciais podem não compartilhar da sua opinião e encerrar parcerias, clientes podem se sentir ofendidos e ir procurar os serviços do seu concorrente, sem te dar motivo ou explicação, e isso vai sim te afetar no final do mês, e não tem como marketing te ajudar se você não se ajuda.


A dica que eu te dou é a seguinte:


Não expresse opiniões políticas!


Estamos em um período delicado da economia, cada cliente conta, a relação entre você e seu cliente tem que ser estritamente profissional, você presta o serviço, cliente sai satisfeito e todo mundo ganha. Opiniões e feedbacks sobre o assunto tem que ser muito bem pensadas antes de torná-las públicas.


Sempre se pergunte se vale a pena falar sobre determinado assunto, se vai mais te ajudar do que prejudicar, sempre lembre que você vai prestar um serviço, não vai mudar em nada a opinião política do seu cliente.


Em resumo, é importante que você esteja ciente dos possíveis impactos negativos da expressão de opiniões políticas na sua empresa. A melhor abordagem é promover um atendimento profissional e se manter publicamente neutro sobre esse assunto.


E é isso comandantes, deixa sua opinião sobre o texto nos comentários.


Até breve Comandantes.

Comments


O CLIMA

nas principais cidades!

EVENTOS

Calendário dos próximos Eventos Automotivos do Brasil!

SPEEDWAY DETAILERS

22, 23 e 24 de Março 2024

DETAILLAND BRASIL

27 e 28 de Abril 2024

DETAILERFEST BRASIL

27 e 28 de Abril 2024

JORNADA DETAIL +

21 a 25 de Out 2024

bottom of page